A educação de Sobral foi destaque, nesta quarta-feira (05/07), em reportagem especial veiculada pelo jornal Diário do Nordeste, em comemoração aos 250 anos do município. Intitulado “Sobral segue como destaque na educação brasileira e mantém foco no ensino integral”, o texto destaca os investimentos realizados na área do ensino em tempo integral.
A matéria ressalta que a educação de Sobral “passa por um momento de reconhecimento em nível nacional. Seja pelos anos seguidos sendo considerado município com a melhor educação do país ou pela ampliação recente da rede de ensino integral, a principal cidade da região Norte do Ceará segue em busca de se tornar referência no setor”.
No âmbito da educação integral, as primeiras ações voltadas para essa modalidade começaram em 2014, com a implantação em dois colégios. Hoje, 14 escolas compõem a rede, com mais de 10 mil alunos matriculados, o que representa 52% dos estudantes. O objetivo é, até o fim de 2024, levar a modalidade de ensino integral para todas as escolas da rede pública, do Infantil ao Ensino Médio, por meio do programa “Sobral 100% Educação Integral”, lançado em dezembro do ano passado.
A reportagem conversou com o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, que comentou: “o objetivo do programa é ampliar a carga horária, mas também criar um ambiente propício ao aprendizado, oferecendo, além de componentes da base comum obrigatória, atividades diversificadas e oportunidades de desenvolvimento integral dos estudantes”.
A reportagem reforça que a implementação do programa “Sobral 100% Educação Integral” já iniciou. “Hoje, já estão sendo feitos projetos de teste, com três Centros de Educação Infantil no bairro Nova Caiçara, com turmas de 2º e 5º ano do Ensino Fundamental. E, para além das 14 escolas que já operam do 6º ao 9º ano, todos os alunos matriculados nas turmas de 9º ano do Fundamental”, diz o texto.
“Segundo o secretário Herbert Lima, dentro das expectativas do programa, alguns destaques são: ampliar os resultados de aprendizagem nas avaliações de larga escala, como forma de manter Sobral como referência para o país; potencializar a excelência acadêmica dos estudantes, atrelados aos aspectos socioemocionais, projeto de vida e competências para o século XXI; formar cidadãos autônomos e capazes de interferir positivamente no contexto em que estão inseridos, entre outros pontos”.
Confira a matéria na íntegra: https://bit.ly/3Q3Nlgn
Assista ao especial Cidade em Festa: https://youtu.be/MwNskSoy4No