Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

O jornal O Estado de São Paulo publicou uma reportagem especial, na última sexta-feira (08/09), data em que é celebrado o "Dia Mundial da Alfabetização", ressaltando o programa de alfabetização utilizado em Sobral, como sendo um exemplo de boa prática de ensino.

A matéria relembrou: "Até 1997, o município cearense apresentava dificuldades estruturais no ensino público, como a defasagem entre idade e série e a escassez de professores especializados".

A reportagem conversou com o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, que explicou como esse processo mudou ao longo dos anos. "A política educacional de Sobral tem questões que são consolidadas e inegociáveis”.

O texto ainda complementa: "Os indicadores de sucesso do município se pautam, principalmente, numa alfabetização iniciada ainda na educação infantil e baseada em diferentes metodologias - desde métodos ativos, como o fônico, até o construtivista, que entende que o aluno é parte da construção do seu aprendizado", pontuou o Secretário.

Na matéria ainda é possível ler acerca do trabalho realizado pela Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege): "Em funcionamento contínuo há 17 anos, a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) de Sobral estrutura a capacitação dos professores desde o plano de aula. Funcionando de maneira remota, a escola produz materiais de formação para todas as etapas do ensino básico, com coordenadores pedagógicos, atendimento educacional especializado e educadores sociais. “A gente trabalha a formação da ideia de resgate do que seja a essência do ofício de ensinar, com materiais estruturados e rotina escolar bem definida”, resumiu Herbert.

Para ler a reportagem na íntegra, acesse: https://bit.ly/3RcVqzP

| Receba as notícias da Educação de Sobral pelo Telegram

Facebook

YouTube