Dando continuidade à política de implementação do Tempo Integral, os diretores das escolas municipais de Sobral e dos Centros de Educação Infantil participaram, nesta segunda-feira (13/11), de um encontro de formação no auditório central da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Essa ação faz parte de uma parceria estabelecida entre Prefeitura, Governo do Estado, UVA e diversas instituições que estão apoiando e construindo essa ampliação da modalidade na educação do município.
O secretário da Educação, Herbert Lima, ressaltou que a concepção do tempo integral não se resume apenas aos alunos estarem na escola nos dois turnos. "Pensar num currículo que permita que o estudante tenha uma série de vivências, de reflexões e competências vão para além das competências cognitivas e para além da excelência acadêmica. Temos diversas instituições que estão conosco nesse momento para contribuir com o crescimento ainda maior da educação de Sobral. Esse nosso esforço será de referência para outros municípios", destacou.
Os gestores foram divididos em grupos, os quais puderam debater acerca das ideias que pensam para o futuro e para a construção de uma política de tempo integral ideal para a cidade.
A reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne, ressaltou que a comunidade acadêmica pretende fazer várias escutas antes da implementação do documento curricular no ano que vem. "Para iniciar esse processo, ninguém melhor do que vocês que estão na escola, lidando com a realidade e com os vários cenários, convivendo com os estudantes e com as famílias. É um momento de grande felicidade para mim porque eu sonhei com esse momento, essa reaproximação da educação do município com a universidade. Gostaria de agradecer a presença de todos vocês. Nossa ideia é somar forças", comemorou.
Estiveram presentes os coordenadores de ensino da Secretaria da Educação, Kathleen Arcanjo, Edna Lima e Vilar Vasconcelos; Rogers Mendes, gestor do Programa de Formação de Lideranças Educacionais na Centro Lemann; Francisco Carvalho Coelho, vice-reitor da UVA; Marcos Aguiar Ribeiro, chefe de gabinete da reitoria; José Reginaldo Feijão Parente, coordenador do curso de Pedagogia; os professores Israel Brandão, Betânia Moraes e Maristela Osawa; e alunos bolsistas do curso de pedagogia.