Durante os dias 12 e 13 de fevereiro, o município de Sobral recebeu a comitiva do Banco Mundial responsável pela elaboração do relatório internacional sobre a Educação de Sobral. O documento será disseminado como exemplo de boas práticas para outros países em desenvolvimento.
A programação teve início na quarta-feira (12/02) com uma reunião com o prefeito Ivo Gomes, o secretário da Educação, Herbert Lima, no Centro de Convenções. No período da noite a comitiva realizou a visita no Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras e conheceu um dos pontos turísticos da cidade, o Alto do Cristo.
Na quinta-feira (13/02), a comitiva se reuniu com as equipes técnicas da Secretaria da Educação. No período da tarde, a comitiva visitou os equipamentos ligados à secretaria como: Casa da Avaliação, responsável pelas avaliações externas e diagnósticos dos estudantes; Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), responsável pela formação dos professores do município; Escola José da Mata e Silva, Escola Edgar Linhares, Escola Doutor
|
Antônio Custódio de Azevedo, e visitaram também a escola de ensino integral em construção no distrito de Aprazível.
No período da noite, a comitiva se reuniu com os professores da Rede Municipal de Ensino de Sobral. O objetivo do encontro foi apresentar, discutir e validar um relatório técnico internacional produzido pelo Banco sobre o conjunto de políticas públicas de Sobral.
A comitiva era formada por Omar Arias (gerente na área de educação) e Reema Nayar (coordenadora de iniciativas especiais de educação); Paloma Anós Casero (diretora do Banco Mundial para o Brasil); Pablo Acosta (coordenador de desenvolvimento humano para o Brasil); André Loureiro e Monica Yanez (economistas sênior); Jason Allen Weaver (especialista sênior em educação); Halsey Rogers (economista líder); Michael Crawford (especialista líder em educação); Ruth Charo, Janssen Teixeira e Enrique Alasino (especialistas seniores em educação); Lúcia Nhampossa (especialista em educação); além de outros economistas, especialistas em educação, representantes da Fundação Lemann e intérpretes.
Confira o vídeo