Aconteceu, na última semana, no Salão de Atos da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), a primeira reunião do Comitê Intersetorial para a Educação Integral, promovida pela Secretaria da Educação, UVA e Centro Lemann. O objetivo deste encontro foi reunir atores de diferentes setores do governo e sociedade, visando possibilitar a construção de um espaço intersetorial de desenvolvimento da política municipal de Educação Integral.

Para o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, esse é um modelo de educação extremamente promissor e um grande potencial para os alunos. "Estamos reunidos nesta ação com diversas secretarias. E como o prefeito Ivo Gomes sempre ressalta, essa é uma política pública da cidade de Sobral. É importantíssimo estarmos sentados aqui com todos os parceiros, com representantes das diversas pastas da Prefeitura, com educadores do ensino superior público e privado. Esse modelo não vem pronto! Queremos construir uma política que venha contribuir com a cultura, segurança, trânsito, meio ambiente, saúde, sempre priorizando a cidade como um todo", disse.

A criação do comitê foi proposta a partir das discussões do Seminário Sobral 100% Integral, realizado em dezembro de 2023. A reitora da UVA, Izabelle Mont'Alverne, ressaltou que a ideia é somar. "A partir dos diálogos, nós como Universidade já estamos repensando as leituras e os currículos dos alunos. Precisamos caminhar paralelamente com essa nova proposta e estar sempre aprimorando o diálogo. Como encaminhamento do Seminário, iremos criar um Observatório da Educação. Ele será um espaço dentro da Universidade que fará o monitoramento, estudos e pesquisas dentro da área da educação, sempre dando diagnósticos e acompanhando. Essa ação é atemporal”.

Durante a reunião, foi apresentado o histórico do ensino em tempo integral no município, as ações que estão sendo executadas desde o lançamento do programa e quais os próximos passos. Além disso, será realizado um mapeamento dos programas e ações desenvolvidos pelas secretarias e pelos parceiros junto à rede e quais equipamentos públicos e privados possuem potencial de desenvolvimento de ações também nesse regime colaborativo.

Estiveram presentes coordenadores da Secretaria da Educação; representantes das secretarias da Saúde; do Trânsito e Transportes; do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente; da Segurança Pública; da Juventude, Esporte e Lazer; dos Direitos Humanos e Assistência Social; e do Trabalho e Desenvolvimento Econômico. Participaram também professores da UVA, da Universidade Federal do Ceará, do Centro Universitário Uninta e do Governo do Estado; representantes do Centro de Educação a Distância, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social e do Instituto Ayrton Senna.

| Receba as notícias da Educação de Sobral pelo Telegram