Aconteceu, na última semana, a sexta reunião do grupo de trabalho com professores e técnicos da Secretaria da Educação de Sobral, e com coordenadores e professores do curso de Ciências Sociais e Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
O objetivo do encontro foi dar continuidade às tratativas de implementação do ensino dos componentes de Filosofia e Sociologia nos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal. Além disso, foi acordada a execução de um projeto piloto nas Escolas de Tempo Integral, que deverá ser viabilizado através de um termo de cooperação entre a UVA e a Prefeitura Municipal, no próximo semestre.
De acordo com o Secretário da Educação, Herbert Lima, essa é uma demanda nova e que irá ser adaptada nas escolas a partir de 1º de agosto. "Inicialmente, essa oferta da Filosofia e Sociologia se dará dentro da parte diversificada da matriz curricular, num período de três meses, com a finalização dessa execução em outubro", pontuou.
Para efetivar esta ação, será necessário a realização de uma nova seleção de professores desses componentes. A partir dessa demanda, no entanto, a construção desse projeto continuará sendo executada pela Universidade, a Secretaria da Educação e a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional - Esfapege.
Nos próximos encontros, a Reitoria da Universidade Estadual Vale do Acaraú também será convidada a fomentar esse debate e continuar fortalecendo a formação humana e integral dos estudantes.