A Secretaria da Educação de Sobral realizou, no sábado (02/09), uma capacitação para manipuladoras de alimentos das escolas da rede municipal de ensino. Realizado no auditório da Prefeitura de Sobral, o momento teve como objetivo falar sobre as boas práticas para a segurança na manipulação de alimentos.

Para Mirles Maria, manipuladora do Centro de Educação Infantil Terezinha de Jesus Ponte Aragão, esse momento foi de muito aprendizado. “Quando temos esses momentos, o que eu acho mais interessante é porque podemos tirar nossas dúvidas, aprender mais e saímos mais orientadas sobre como manipular os alimentos e agir com nossas crianças”, explicou.

De acordo com a responsável técnica da Célula de Alimentação Escolar, Thayanne Goiana, na capacitação foram abordados os tipos de contaminação sobre a intoxicação alimentar, as doenças transmitidas por alimentos (DTAs), os cuidados dentro da cozinha na escola, armazenamento, distribuição e estoque dos alimentos, e a importância de seguir o cardápio diariamente, pois esse documento é elaborado pelas nutricionistas e visa atender às necessidades nutricionais do aluno.

“Apresentamos também as fichas técnicas de preparo e como devemos calcular as preparações dos cardápios. Tivemos também um momento mais descontraído, no qual fizemos um jogo dos 7 erros para elas adivinharem. Elas adoraram”, destacou Thayanne.

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Segundo a Constituição Federal, a alimentação escolar é necessária para efetivar o direito à educação para crianças e adolescentes. A Secretaria da Educação de Sobral, por meio da célula de Alimentação Escolar, é quem gerencia a merenda escolar nas instituições de ensino municipais.

A célula de Alimentação Escolar é responsável pelo planejamento anual das compras, elaboração dos cardápios adequados nutricionalmente, controle de qualidade, armazenamento e distribuição dos alimentos. Também orienta e supervisiona as atividades de higienização de ambientes, equipamentos e utensílios usados, e instrui as manipuladoras de alimentos, estoquistas e diretores, quanto à logística e às boas práticas no serviço de manipulação de alimentos.