Sobral está entre os dez municípios brasileiros com maior número de medalhas em nível nacional na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2018. Foram conquistadas cinco medalhas de bronze por estudantes do 9º ano das escolas Paulo Aragão, Leonília Gomes Parente, Francisco Monte e Maria de Lourdes de Vasconcelos.
O resultado estadual ainda será divulgado, até o fim do mês, e poderá revelar mais medalhas para os estudantes de Sobral. No ano passado, estudantes do 9º ano das escolas municipais de Sobral participaram de maneira inédita da 1ª fase da OBFEP, sendo classificados 168 estudantes para a 2ª fase da competição, que foi realizada em outubro.
Para o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, “o desempenho dos estudantes foi muito bom, considerando ter sido a primeira vez que Sobral participa desta competição de forma estimulada pela secretaria. Este ótimo desempenho expressa os avanços no ensino de ciências em função do novo currículo que está sendo desenvolvido, da implantação dos laboratórios digitais de ciências e da experiência recente com o Programa Internacional de Avaliação de Alunos - PISA”.
Carca de meio milhão de estudantes do Ensino Médio e do último ano do Ensino Fundamental de escolas públicas em todo o Brasil participaram da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Promovida pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a OBFEP visa despertar e estimular o interesse pela Física e pelas Ciências, além de identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
Estudantes premiados na OBFEP 2018 – Medalha de bronze:
Ana Letícia Ribeiro Azevedo - Escola Leonília Gomes Parente;
Francisco Dayan Mendonça Siqueira – Escola Francisco Monte;
Sarah Maria Dourado Farrapo – Escola Paulo Aragão;
Victor Erick Oliveira Pinto – Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria de Lourdes de Vasconcelos;
Yuri Venceslau dos Santos – Escola Paulo Aragão.