Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

A Secretaria da Educação e a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) realizaram, durante os dias 23, 24 e 25 de janeiro, o Seminário de Abertura do Ano Letivo de 2024, que teve como tema “Educação integral: A garantia da equidade e do desenvolvimento pleno dos estudantes para exercício da cidadania”. Realizado no Auditório da Escola de Saúde da Família, o evento reuniu cerca de 2500 profissionais da educação de Sobral durante os três dias de evento.
 
Cada dia do Seminário foi voltado para um público específico: na terça-feira (23/01), estiveram presentes professores, diretores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil; na quarta-feira (24/01), o evento reuniu professores, diretores e coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Encerrando o momento, na quinta-feira (25/01), a programação reuniu professores, diretores e coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e orientadores educacionais.
 
O Secretário da Educação de Sobral Herbert Lima, parabenizou e agradeceu a presença de toda a comunidade escolar do município. “Aproveito para dizer que neste ano daremos posse a mais de 300 novos servidores que farão parte do corpo técnico, reforçando ainda mais nosso quadro de profissionais. É uma alegria encerrar a Gestão do Prefeito Ivo Gomes com mais essa conquista. A educação de Sobral e nossas crianças merecem”, destacou.
 
A programação contou com a participação da Brinquedoteca do Didi, que apresentou "Morada do Aconchego", na acolhida do primeiro dia. Nos outros dias foram apresentadas um cordel e a leitura do manifesto produzida no ano passado englobando o tema do Seminário.
 
Além disso, foram apresentadas duas palestras por Anna Penido, Diretora do Centro Lemann, “A educação infantil na construção de uma escola plural e comprometida com a equidade” e “Educação integral: A garantia da equidade e do desenvolvimento pleno dos estudantes para exercício da cidadania”. No último dia, Elizane Mecena do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) falou sobre "Educação em tempo integral: proposta, concepções e articulação curriculas para o desenvolvimento da educação integral.
 
Durante a ocasião, ainda foram entregues os primeiros kits de apoio pedagógico para os professores da sede e dos distritos. Está sendo investido um milhão de reais na aquisição desses materiais que serão entregues ao longo de todo o ano letivo nas formações dos profissionais do município.
 
Confira mais fotos do evento: https://bit.ly/3vKV8r0
 
 

Facebook

YouTube