O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, esteve reunido, na manhã desta quarta-feira (04/10), com uma comitiva de 24 pessoas, formada por membros do Banco Mundial e de quatro países africanos (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe). A visita tem como objetivo conhecer a experiência de sucesso da educação sobralense, a convite do banco, que está desenvolvendo um programa de apoio para os respectivos países.
“É sempre uma alegria para mim dividir a nossa experiência e mostrar que é possível fazer com que todas as crianças aprendam a ler e escrever na idade certa. A principal razão de Sobral existir hoje como um modelo de educação é provar que a educação pode ser boa em um lugar pobre. Essa é a principal contribuição que a gente pode dar. A chave, do ponto de vista pedagógico, para o sucesso da educação de Sobral, é um programa de alfabetização de crianças. Não negociamos o sucesso de nossas crianças com ninguém”, disse o prefeito Ivo Gomes.
Ainda na quarta-feira (04/10), a comitiva conheceu a sede da Secretaria da Educação de Sobral, além de visitar a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), responsável pela formação dos educadores de Sobral; a Casa da Avaliação Externa, que realiza, semestralmente, um diagnóstico da aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental; e o equipamento cultural Alto do Cristo.
A comitiva segue em Sobral até esta sexta-feira (06/10). Ainda serão realizadas visitas em Centros de Educação Infantil e escolas dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, além da realização de workshops com coordenadores e gerentes da Secretaria da Educação.
BANCO MUNDIAL
Com sede nos Estados Unidos da América, o Banco Mundial é uma organização internacional que vem atuando com a concessão de empréstimos para nações em desenvolvimento. Seu objetivo é contribuir com o avanço econômico e social de seus países-membros.