Entre os dias 21 e 29 de novembro, as escolas municipais de Sobral estão realizando, em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), encontros com pais e responsáveis dos estudantes para debater sobre a implementação do programa “Sobral 100% Educação Integral”.
Ao todo, 5 Centros de Educação Infantil (CEI) e 19 escolas da sede e dos distritos estão participando desta rodada de encontros com as famílias, totalizando 24 unidades de ensino. Nas reuniões, os pais e responsáveis tiram, junto ao núcleo gestor, suas principais dúvidas sobre o programa de educação integral de Sobral e como ele irá funcionar na prática.
“Aqui no CEI, o encontro foi pensado e planejado em três momentos: acolhimento, apresentação realizada pelas crianças e o debate sobre a implementação do tempo integral”, pontuou Vanderliza Costa, diretora do CEI Padre João Mendes Lira, localizado no bairro Dom Expedito.
O encontro com as famílias ocorre uma semana após a formação com diretores das escolas municipais, realizada pela UVA, que teve como objetivo planejar ações e reunir ideias para o fortalecimento do ensino em tempo integral.
PROGRAMA SOBRAL 100% EDUCAÇÃO INTEGRAL
Lançado em dezembro de 2022, o programa “Sobral 100% Educação Integral” vai abranger todas as escolas do município e do estado, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, atendendo cerca de 43 mil estudantes. Atualmente, Sobral conta com 14 escolas em tempo integral.
Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 140 milhões até 2024 na construção de novas escolas para o ensino fundamental I e II e Centros de Educação Infantil, além de novas escolas de ensino médio, em uma iniciativa pioneira que tornará Sobral o primeiro município do Brasil a ofertar a educação em tempo integral para todos os seus estudantes. O projeto é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado do Ceará.