Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

A Secretaria da Educação (SME) de Sobral realizou, nesta quinta-feira (07/12), no auditório do Paço Municipal, o V Seminário de Práticas e Vivências: “Desenvolvendo competências socioemocionais no mundo contemporâneo”, que compartilhou as práticas exitosas das escolas com as competências socioemocionais.
 
O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, agradeceu o apoio do Instituto Ayrton Senna na implantação e execução desse projeto no município. "Quando criamos um eixo de implantação da política de competências socioemocionais, mais uma vez o Instituto Ayrton Senna era referência no país. Foram muitas reuniões, formações com diretores e professores, realizamos um concurso público para os orientadores educacionais. É muito bom acompanhar os estudos e resultados dessa parceria. Gostaria de agradecer esse ciclo de cooperação desse trabalho em conjunto e, no final do ano que vem, finalizaremos essa parceria de oito anos", pontuou.
 
A programação contou com o depoimento de uma estudante e com duas rodas de conversas com os orientadores educacionais sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais nas escolas municipais. A estudante Lawana Gabriele Silva Costa, estudante do 9º ano da Escola Maria José Santos Ferreira Gomes, leu aos presentes um relato sobre sua história enquanto seus desenhos foram sendo apresentados no telão do auditório.
 
"A escola pra mim não era um ambiente muito bom. Ficar em casa era o único lugar seguro para mim. Após o retorno para a Escola, pós-pandemia, a tia Jamille sempre esteve ao meu lado em todas as crises. Ela me ajudou, consegui fazer um amigo, adentrei o grupo de teatro e fui fazendo desenhos como válvula de escape. Socializei com novas pessoas, entrei numa eletiva e consegui me destacar dentro da escola com pessoas que gostavam das mesmas coisas que eu. Estou no nono ano e nunca conheci uma Gestão com profissionais e professores tão acolhedores como eles. São como uma família!", comentou a aluna em seu discurso.
 
Após esse momento, as escolas municipais e estaduais receberam uma homenagem em virtude da participação dos estudantes na pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE.
 
Estiveram presentes a gerente da célula de Competências Socioemocionais da SME, Maiara Melo; o coordenador da CREDE 6, Daniel Carlos da Costa; Laura Pizzo, gerente executiva de Conteúdo e Articulação do Instituto Ayrton Senna; e Marcos Drummond, gerente de Conteúdo e Articulação no Instituto Ayrton Senna.
 
 

Facebook

YouTube