O município de Sobral recebeu, entre os dias 6 e 9 de novembro (segunda, terça e quinta-feira), uma comitiva com representantes do Banco Mundial e da Fundação Bill Gates, que vieram, a convite do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, conhecer de perto a transformação educacional realizada no município ao longo dos últimos 26 anos.
“É uma honra para mim, como prefeito da cidade, receber vocês. Sejam muito bem-vindos e eu espero que vocês tenham uma experiência enriquecedora, tanto do ponto de vista do que vocês vieram ver, mas também conhecer um pouco da realidade brasileira”, disse o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, durante encontro realizado com a comitiva no primeiro dia de imersão.
O grupo visitante foi composto por aproximadamente 40 lideranças de 22 nacionalidades, representando 29 organizações filantrópicas e organismos internacionais.
Ao longo dos dias, a comitiva visitou escolas urbanas e rurais, observando as atividades realizadas em sala de aula, dialogando com a comunidade escolar, com a equipe da Secretaria da Educação (SME) e com lideranças políticas que criaram as condições para que Sobral se tornasse uma referência mundial.
“A educação de Sobral só mudou porque a gente não se conformou com o que tinha e se a gente pode fazer aqui o que está sendo feito na educação, então qualquer lugar do mundo pode fazer também”, finalizou o prefeito Ivo Gomes.
A programação incluiu ainda discussões sobre alfabetização, mudanças sistêmicas e o papel da filantropia em contribuir com a garantia de aprendizagem com qualidade e equidade em países do sul global.
Ainda durante a imersão, foi realizado o lançamento do documentário “Building Tomorrows - The Story of Sobral (Construindo Amanhãs - A História de Sobral)”, na noite da terça-feira (07/11), no Multicine Cinemas, localizado no Sobral Shopping.