Conheça o site com informações sobre o “Centenário do Eclipse de Sobral”, que será comemorado no mês de maio de 2019.

Clique AQUI.

Sobral recebeu prefeitos e secretários de educação de várias cidades de cinco estados brasileiros, nos dias 7 e 8 de fevereiro. Os gestores participaram do II Seminário Educar Pra Valer, promovido pela Associação Bem Comum em parceria com a Fundação Lemann e com o apoio da Prefeitura de Sobral. O evento tem como objetivo apresentar a experiência exitosa de Sobral, além de fortalecer e consolidar a parceria com os municípios participantes do programa.

- Baixe o material, clicando aqui.

Para comemorar o dia do professor e homenagear os educadores de Sobral, a Secretaria da Educação de Sobral e a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional promovem o evento “Outros OLHARES: Ofício de Educar”, no dia 20 de outubro. A programação contará com palestras, minicursos, workshops e sessões científicas, na Universidade Federal do Ceará – campus Mucambinho.

Visando compartilhar práticas educacionais exitosas, os professores da rede pública municipal, estadual e privada, além de estudantes e professores do ensino superior de Sobral poderão inscrever relatos de experiências, de 1º a 16 de outubro, no formato de resumo expandido. A lista dos trabalhos aprovados será divulgada no dia 18 de outubro e serão apresentados por seus autores durante o evento, além de publicados em formato e-book. Os dois melhores trabalhos em cada eixo serão premiados.

O Programa de Formação Pessoal e Cultural “Olhares” é destinado aos professores de Sobral e visa oferecer aos educadores oportunidades para que os seus saberes e emoções sobre o ofício de educar possam se encontrar com outros olhares, descobrir novas perspectivas e renovar sentimentos acerca de sua profissão.

- Leia o edital, clicando AQUI
- Submissão de trabalhos AQUI.
- Faça sua inscrição no Olhares AQUI.

O Programa de Educação Fiscal tem como fundamento a adimplência com os tributos, a participação da sociedade diante de um processo de cidadania ativa e o estímulo ao conhecimento das políticas públicas realizadas pelos municípios, bem como a importância da preservação do patrimônio da cidade.
 
Livros Paradidáticos



Módulos Didáticos
 



Os cinco módulos didáticos abordam aspectos teóricos dos temas (Educação fiscal no contexto social; Relação Estado-sociedade; Função social dos tributos; Gestão democrática dos recursos públicos e controle social; e Preservação da cidade e do patrimônio público), contextualizando as experiências históricas que levaram nossa sociedade ao estágio atual, privilegiando o debate de ideias.



Das 312 vagas, 50 são para o cargo de Orientador Educacional, destinadas a bacharéis em Psicologia; e 262 vagas para os cargos de Professor de Educação Infantil e Professor de Ensino Fundamental com licenciatura em Pedagogia, Letras, Matemática, Ciências, Física, Biologia, Química, História, Filosofia, Sociologia, Geografia, Inglês, Educação Física, Artes e Música.

A carga horária para o cargo de Professor será de 20 horas semanais, com vencimento base de R$ 1.411,99 mensais; e para o cargo de Orientador Educacional será de 40 horas semanais, com vencimento mensal de R$ 2.800,00.

Coordenado pelo Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual Vale do Acaraú (IADE/UVA), o concurso para o cargo de Professor será realizado em quatro fases: prova objetiva, prova dissertativa, prova didática e análise de títulos. Já os candidatos ao cargo de Orientador Educacional serão submetidos a três fases compreendendo prova objetiva, prova de apresentação de um plano de ação teórico propositivo e análise de títulos. A prova objetiva para todos os cargos será aplicada no dia 16 de setembro.

Para mais informações entre em contato com a Comissão Executiva do Processo Seletivo da UVA (CEPS), pelo telefone (88) 3677-4210 ou no endereço Avenida Dr. Guarany, 317, Bairro Derby, Sobral-CE, nos horários das 08h às 11h e das 14h às 17h.

- Leia o edital, clicando AQUI.

- Acompanhe sua inscrição AQUI.

1. Leis 

Plano Municipal da Educação (Lei n° 1477 de 24/06/2015)

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996)

2. Livros

- Vencendo o desafio da aprendizagem nas séries inicias - A experiência de Sobral-CE. MEC/INEP (Série Projeto- Boas Práticas Vol. 1/2005)

- Prêmio Inovação em Gestão Educacional – Experiências Selecionadas. 2006.