Receba nossas informaçõoes Cadastre-se Aqui
 
Newsltter:
 
 
 
 
  Mensagem do Prefeito
 
  Links
 

OLHARES: O OFÍCIO DE EDUCAR


 

Olhares – o ofício de educar é um programa de formação pessoal de professores aplicado na rede pública municipal de Sobral que serve como exemplo dessa linha de atuação da ESFAPEM.

Ao longo do ano uma série de atividades científicas, culturais e pedagógicas são ofertadas pelo programa. Oportunidades para ver, ouvir e sentir o mundo a partir de múltiplas visões e intermináveis pontos-de-vista são propostos aos professores da rede pública municipal de Sobral, a professores de outras redes assim como aos demais interessados.

Entre as atividades do programa destacamos: Mestres do Ofício; Universo Cultural; Palestras; Encontro com Escritores; Oficinas Pedagógicas; Cine Mestre e o Encontro de Educadores de Sobral.

AÇÕES DO PROGRAMA
Entrar em contato com novos e diferentes olhares é a possibilidade real que cada pessoa tem de (re)significar valores. Esse movimento gera a energia potencial que é essencial para quem escolheu o ofício de educar, uma tarefa constitutiva de pessoas.

O Olhares desenvolve durante o ano uma série de atividades culturais tentanto proporcionar esse encontro entre diferentes modos de ver.

MESTRES DO OFÍCIO
O Mestres do Ofício convida para uma conversa informal pessoas reconhecidas em seus ofícios (sejam elas educadores ou não) que detenham saberes e experiências, profissionais e/ou de vida, enriquecedoras e estimulantes.

UNIVERSO CULTURAL
Propiciar a exploração do mundo da cultura é o objetivo do Universo Cultural. Os educadores realizam visitas guiadas aos espaços culturais mais importantes do município como o Teatro São João e os Museus Dom José, do Eclipse e MADI. Ali descobrem sua história, suas estórias e enriquecem seu universo.

CINE MESTRE
O Cine Mestre traz o cinema pra dentro da sala de aula e utiliza a sétima arte como ponto de partida para a reflexão. Os educadores assistem a exibição de filmes cuja temática esteja ligada a Educação de modo a suscitar a reflexão e alimentar a discussão que se segue ao filme.

PALESTRAS
Profissionais das mais diversas áreas do conhecimento trazem suas experiências e saberes para discutir temas de interesses dos educadores estimulando o diálogo e a troca de conhecimento.

OFICINAS PEDAGÓGICAS
As Oficinas Pedagógicas colocam os professores em contato com as mais diversas linguagens e modos de expressão artística. Nas oficinas eles têm a possibilidade de descobrir como essa linguagens funcionam e criar pontes que permitam sua utilização dentro da sala de aula.

ENCONTRO COM ESCRITORES
O Encontro com Escritores traz sempre um grande nome da literatura cearense para falar de suas experiências e seu ponto de vista sobre ato de escrever, o ofício de educar e suas possíveis interseções.

ENCONTRO DE EDUCADORES DE SOBRAL
Realizado todo os anos, em data próxima ao dia do professor, o encontro de Educadores de Sobral é o ponto alto da programação do Olhares. Durante o evento centenas de educadores da rede pública municipal e de outras redes, públicas e privadas, de Sobral e de outros municípios, participam da programação plural dessa festa.

 
 
 
 
  Calendário Escolar
 
  Expediente
Prefeito:
José Leônidas de Menezes Cristino
Secretário da Educação:
Julio Cesar da Costa Alexandre
Edição e Redação:
R2 Comunicação
Webdesign e Manutenção:
Infoweb Soluções para Internet
Fotos:
José Donato
E-mails :
educacao@sobral.ce.gov.br

 
 
© 2009 Secretaria da Educação de Sobral - Todos os direitos reservados - Rua Viriato de Mendeios, 1250 - Centro - Sobral - CE   CEP: 62.011-060
Fone: (88) 3677.1190   |   Produzido e atualizado pela Assessoria de comunicação da Secretaria da Educação e Agência Infoweb