Visando conhecer novas práticas para formação de professores do ensino público, gestores da Secretaria da Educação de Sobral e da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) participaram, de 9 a 12 de junho, do Imersão UDP. O evento é promovido pela Faculdade de Educação da Universidade Diego Portales, em Santigo, no Chile. O prefeito de Sobral Ivo Gomes também participou do evento como convidado.

A programação contou com a apresentação da política pública que impulsionou as mudanças nos cursos de formação inicial e na carreira docente no Chile, passando pelo currículo da Universidade Diego Portales e sua lógica até a observação da residência pedagógica realizada pelos futuros professores. Os programas da Universidade com foco no ensino fundamental e na educação infantil possibilitam ao aluno a experiência prática com as reflexões sobre a carreira de professor e estão entre os melhores cursos de formação de professores do País. 

Participam da formação a coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria, Edna Carvalho; a gerente do Ensino Fundamental II, Carolina Farias; e a coordenadora pedagógica da Esfapege, Tarjjara Almeida.