Pela terceira vez consecutiva o município de Sobral conquistou o maior número de premiações no Prêmio Escola Nota Dez. Foram 21 escolas premiadas e mais 19 escolas que conquistaram nota 10. Para celebrar este feito cerca de 200 educadores de Sobral participaram da festa promovida pelo Governo do Estado do Ceará, no Centro de Eventos, em Fortaleza, onde foram entregues 337 premiações para escolas públicas de 182 municípios cearenses, o melhor resultado da história da Prêmio.


Juntamente com os educadores sobralenses, a prefeita em exercício de Sobral, Christianne Coelho, e o secretário da Educação, Herbert Lima, receberam das mãos do Governador Camilo Santana e da Vice-Governadora Izolda Cela os troféus e as placas de homenagem. “Em 2018 foram os melhores resultados desde quando o Programa (de Alfabetização na Idade Certa) se iniciou e é por isso que o Ceará hoje tem a melhor educação pública do Ensino Fundamental do país. No último IDEB, das 100 melhores escolas públicas do Brasil, 82 são do Ceará. Então, esse é o momento de reconhecer o trabalho de todos pela educação, que é a coisa mais importante para transformar o país, os estados e as cidades”, disse o governador.


Hoje é um dia de muita alegria e muita satisfação porque mais uma vez temos o maior número de escolas premiadas e isso demonstra a continuidade da política pública educacional de Sobral que preza pela qualidade e equidade em toda a rede pública de ensino”, disse o Secretário da Educação, Herbert Lima. 

Para melhorar cada vez mais a qualidade da educação, o município tem investido continuamente na formação de professores, no apoio ao trabalho desenvolvido em sala de aula, na elaboração de novos currículos de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, tendo como base as melhores referências internacionais, com foco na formação integral dos estudantes do ponto de vista cognitivo e socioemocional.

Em Sobral foram premiadas nove escolas do 2º ano do Ensino Fundamental pelos bons resultados da alfabetização dos estudantes; 11 escolas do 5º ano do Ensino Fundamental e uma escola do 9º ano com base na proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática aferidas por meio do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). Além dessas, 19 escolas também alcançaram o nível de proficiência adequado em Português e Matemática.

Os resultados são obtidos através do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece), desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com os 184 municípios cearenses. Os dados apresentados constatam os avanços obtidos com o Programa Aprendizagem na Idade Certa, criado com base na experiência da Secretaria da Educação de Sobral, na gestão do então secretário de Educação, Ivo Gomes, em 2001, para assegurar a efetiva alfabetização das crianças no 1° ano do Ensino Fundamental.