Os estudantes do 8º ano da Escola Padre Osvaldo Carneiro Chaves, no Dom Expedito, tiveram uma aula prática de Ciências sobre propriedades do som no Laboratório FabLearn. Com tábuas de reuso e cordas de violão, os estudantes construíram o monocórdio de Pitágoras, um antigo instrumento musical para estudos em laboratório, e com o auxílio de tabletes e do aplicativo Science Journal mediram o cumprimento da onda sonora, frequência, altura e intensidade.

Durante a aula, os estudantes aprenderam o conceito da Física de ondas sonoras e como elas se propagam por meio da refração, reflexão e difração do som, testando diferentes meios. “Eles também puderam aprender como a onda sonora é captada pelo ouvido humano e porque determinados sons danificam nossa audição”, explica o professor do laboratório Adones Silva.

Os laboratórios FabLearn são espaços de invenção, descoberta, investigação e aprendizagem, que já estão presentes em 15 países e duas escolas da rede municipal de Sobral. Eles contam com kits de robótica, eletrônica, impressora 3D, cortadora a laser, equipamentos de marcenaria, costura, entre outros. Viabilizados pela Fundação Lemann, a iniciativa faz parte do projeto de desenvolvimento do novo currículo de Ciências do município, que é alinhado à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e traz as melhores práticas e experiências internacionais para o ensino de Ciências.