Estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de 29 escolas municipais de Sobral realizaram, no sábado (15/09), a prova da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2018). No total, 450 alunos da rede municipal participaram da segunda etapa. A Prefeitura de Sobral garantiu transportes para os estudantes e professores que residem nos distritos e localidades do município. A lista com nome dos alunos premiados será divulgada no dia 21 de novembro no site oficial da OBMEP. 
 
Em 2017, os estudantes das escolas municipais de Sobral conquistaram 152 premiações na Obmep. Foram 2 medalhas de ouro, seis de prata, 14 de bronze, além de 130 menções honrosas. Além disso, Sobral teve quatro escolas premiadas: Escola Maria José Santos Ferreira Gomes, Escola José Inácio Gomes Parente, Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão e Escola Raul Monte. Os dois alunos medalhistas de ouro da regional de Sobral participaram da cerimônia nacional, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 31 de julho deste ano.  

Com o objetivo de identificar jovens talentos, além de incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).