Os estudantes da rede municipal de Sobral estão visitando, durante todo o mês de agosto, a exposição Êxodos do fotógrafo Sebastião Salgado. Na última semana, mais de 400 alunos da rede municipal visitaram a exposição. A estimativa é de que cerca de 2 mil estudantes participem da atividade até o fim deste mês.

Em exposição na Casa da Cultura, a mostra retrata a história de fuga de pessoas que, pressionadas por circunstâncias históricas, deixaram para trás a cidade natal. Com a curadoria de Lélia Wanick Salgado, a mostra está dividida por temas: "Luta pela Terra", "Refugiados e Migrados", "Megacidades", "África" e "Retratos de Crianças".

Premiado internacionalmente, Salgado é considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial pelo teor social em seu trabalho. Para chegar ao resultado de Êxodos, ele viajou durante seis anos, por 40 países, para mostrar a humanidade em trânsito, provocando uma reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas de pessoas que foram obrigadas a deixar sua terra natal.

A exposição fica aberta para visitação gratuita até o dia 24 de setembro, de terça-feira à sexta, das 9h às 12h e das 13h às 21h, e aos sábados das 17h às 21h.