Estudantes da Rede Municipal de Sobral foram premiados, nesta terça-feira (25/06), no II Concurso de Redação da Semana do Meio Ambiente. Ao todo, foram avaliadas 2.752 redações de alunos do 8° ano das escolas municipais. Dentre as produções textuais, foram selecionadas as 27 melhores redações.

A solenidade de premiação foi realizada na Escola Municipal José Ermírio de Moraes e contou com a participação dos estudantes finalistas, pais e professores. Todos os alunos finalistas receberam certificados de participação, medalhas de honra ao mérito e mudas de plantas disponibilizadas pela Agência Municipal do Meio Ambiente. Aos dez primeiros colocados, também foram entregues kits com livros e materiais educacionais.
Além disso, a Escola Pery Frota receberá um evento com atividades de conscientização, promovidas pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), por ter conquistado o primeiro lugar na competição com a produção textual da estudante Geovana Sousa de Paulo.

Representando a Secretaria da Educação de Sobral, a coordenadora de Ensino Fundamental, Edna Lima, ressaltou a importância da ação para as escolas. “Essa parceria traz desafios, mas também ações significativas para a vida dos nossos alunos e profissionais. Além disso, nessa experiência há uma prática muito comum nas nossas escolas, que é a produção textual, o pensar e o refletir sobre a vida e as coisas que nos cercam e colocar no papel. Assim, além da responsabilidade social, podemos gerar também futuros escritores”, disse.

A ação foi realizada pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) em parceria com a Secretaria da Educação de Sobral e teve como objetivo conscientizar os alunos, por meio da produção de textos, acerca da importância do consumo consciente para redução do lixo e da separação dos resíduos para a coleta seletiva.

Também participaram da solenidade a gerente de Educação Ambiental da AMA, Margareth Muniz Silva; o diretor da escola Osmar de Sá Ponte, Cleber Rodrigues; e a diretora da escola José Ermírio de Moraes, Elaine Rocha. Em alusão às comemorações da Semana Municipal do Meio Ambiente, foram realizadas, durante o mês de junho, diversas ações de sensibilização para mudanças de hábitos, a fim de melhorar a administração dos resíduos sólidos e a qualidade do ambiente.