Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

 

A qualidade da educação oferecida na rede pública de Sobral foi destaque em ensaio publicado, no dia 1º de maio, no Nexo, jornal digital independente mais premiado do Brasil. “O que faz de Sobral a capital da educação brasileira” é o título do texto, que conta um pouco da trajetória da educação de Sobral, desde 2000, até se tornar referência nacional em qualidade de ensino.
 
Escrito por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o ensaio mostra como o levantamento detalhado sobre a aprendizagem dos estudantes, feito no ano de 2000, ajudou a desenvolver uma estratégia criativa e um planejamento bem estruturado, usados pelo município de Sobral para o amplo desenvolvimento da educação pública.
 
“O modelo educacional proposto foi tão bem sucedido que virou base para projetos nacionais implementados em mais 5.300 municípios”, destaca trecho da publicação em referência ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), criado pelo Governo Federal inspirado no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), que nasceu em Sobral.
 
Capital da Educação do Brasil
 
“As avaliações positivas das políticas de Sobral fizeram com que fosse considerada pelo Senado a capital da educação do Brasil. A cidade é também reconhecida por ser o município cearense com maior número de trabalhadores com carteira assinada e por apresentar um alto índice de desenvolvimento humano (IDH de 0,714)”, destaca trecho da publicação.
 
“Segundo o Índice de Governança Municipal, entre os anos de 2016 e 2018 Sobral atingiu nota máxima no desenvolvimento de políticas públicas para educação e segue com notas altas nas áreas de saúde (9,43 em 2018) e qualidade habitacional (9,85 em 2018)”, pontua o ensaio. 
 
 
- Leia o ensaio na íntegra, clicando aqui.
 
 
 

Facebook

YouTube