Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
  
Estão abertas as inscrições para o curso de aperfeiçoamento “Letramento Digital e Tecnologia Educacional”, voltado para professores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Sobral, da Secretaria Estadual de Educação do Ceará (SEDUC), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os interessados têm até o dia 19 de maio para realizar a inscrição no curso, clicando aqui.

A aula magna do curso foi realizada na sexta-feira (15/05), às 14h, proferida pelo professor da UFC e atual secretário de Educação de Sobral, Prof. Dr. Herbert Lima, e pelo professor da Universidade de Columbia, em Nova York, Prof. Dr. Paulo Blikstein, com transmissão ao vivo no canal da Secretaria no Youtube.

Com suporte técnico, pedagógico e tutoria on-line da equipe de professores formadores da Escola de Formação de Professores e Gestão Educacional de Sobral e da UFC, o curso terá duração de dois meses e será realizado por meio de aulas virtuais e atividades semanais nas plataformas Google Sala de Aula e Solar/UFC, além de aulas ao vivo (lives) e webconferências que serão realizadas às sextas-feiras e aos sábados com professores, especialistas e pesquisadores de universidades nacionais e internacionais. 

O curso utilizará uma série de atividades virtuais e materiais didáticos interativos, videoaulas e tutoriais, além de referencial acadêmico produzidos pela Google For Education na América Latina, pelo Instituto Universidade Virtual, pelo Centro de Mídias de Educação do Estado do Amazonas e pelas Universidades Federal e Estadual do Amazonas.

Com carga horária de 180 horas-aulas e certificado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFC, o curso é fruto de uma parceria entre a Google, por meio do Google for Education, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Escola de Formação de Professores e Gestão Educacional e a Universidade Federal do Ceará, por meio da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) e do Instituto Universidade Virtual.

O objetivo deste curso é promover também uma reflexão teórica e uma ação prática de docentes, gestores e técnicos sobre o uso de alguns recursos e ferramentas virtuais que podem ser utilizadas para os processos integrados de ensino e de aprendizagem, suportados por metodologias didático-pedagógicas e avaliativas digitais”, explica o diretor da EIDEIA, prof. João Cesar Mota.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Jorge Lira, “após a realização deste curso de aperfeiçoamento, a partir de agosto de 2020, planeja-se o lançamento de um novo curso de pós-graduação lato sensu,  em nível de especialização, como continuidade desta iniciativa que promoverá também uma experiência inovadora para docentes da educação básica e do ensino superior com o uso de tecnologias digitais para a educação por meio do Programa Cientista Chefe”. 

O Programa Cientista Chefe, criado na atual gestão da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população.

- Faça sua inscrição, clicando aqui

Facebook

YouTube