A Biblioteca Municipal Lustosa da Costa tem um acervo com mais de 27 mil exemplares composto por obras variadas, entre literatura brasileira e norte americana, literatura infantojuvenil, livros técnicos, entre outros. Para fazer o cadastro para empréstimo de livro é necessário apresentar cópia dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência. A Biblioteca Lustosa da Costa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e está localizada na Travessa Adriano Dias, 140 – Centro, na Margem Esquerda. Saiba mais: (88) 3611-2537.
 

Planetário

 


 

 

Museu do Eclipse

Solicitação de reserva do Museu do Eclipse de Sobral

 
 
 
Calendário de Reserva do Museu do Eclipse de Sobral 

 
 
 
Escolas públicas e privadas podem realizar o agendamento de visitas ao Museu do Eclipse e ao Planetário de Sobral. A ação tem como objetivo contribuir para a aprendizagem dos estudantes na área das ciências e também integra as comemorações do Centenário do Eclipse de Sobral.
 
O agendamento inclui visita aos dois equipamentos, nos turnos manhã ou tarde, e deve ser realizado por meio do formulário online, no blog da Secretaria da Educação de Sobral. Neste mês de junho, os equipamentos já foram visitados por mais de mil pessoas.
 
O Museu do Eclipse conta com um acervo composto por um simulador de eclipses, réplicas de planetas e satélites do Sistema Solar e diversos outros materiais científicos e astronômicos, utilizados nos estudos de ciências das escolas da região.
 
Já o Planetário de Sobral é equipado com um projetor planetário e um novo projetor digital, ambos da fabricante alemã Carl Zeiss, tem uma cúpula de projeção de 10 metros de diâmetro. No local, são exibidos espetáculos científicos, os quais abordam assuntos acerca da astronomia, paisagens geográficas, além de conteúdo musical com classificação para todas as faixas etárias. Os shows em cartaz são: O Segredo do Foguete de Papelão, Origens da Vida, Astronomitos, Dois Pedacinhos de Vidro, Limite, Led Zepellin, Explorando o Universo - Sondando os céus com Galileu, U2 e O ABC das Estrelas.

Fotos de 2017

Fotos de 2018

Sobralnoenem 2019


Fotos de 2019.1

Fotos de 2019.2


Foto
s de 2019.3

 

Fotos de 2019.4

Fotos de 2019.5

     

 

 

 
https://drive.google.com/open?id=0B4IBT4Hc-vOidG15WnRZMzFsZEE https://drive.google.com/file/d/1Fx80TUyC_gmQtfRiyCk2IWb4WKPdZ7Z1/view?usp=sharing
 
 
 

De acordo com a Lei nº 1.607, de 02 de fevereiro de 2017, que estabelece a Organização Básica da Administração Pública Municipal, título III - Das Competências Gerais, Seção I - Dos Órgãos da Administração Direta

Subseção VII - DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

Art. 24 - A Secretaria Municipal da Educação tem como finalidade programar, coordenar e executar a política educacional na rede pública municipal de ensino, administrar o sistema de ensino e instalar e manter estabelecimentos públicos municipais de ensino, controlando e fiscalizando o seu funcionamento, mantendo e assegurando a universalização dos níveis de ensino sob responsabilidade do Município, visando proporcionar os meios necessários à oferta e qualidade dos serviços sob a responsabilidade do Município, competindo-lhe:

I - definir políticas e diretrizes de educação, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e com o Plano Nacional de Educação;

II - atuar na gestão dos sistemas de ensino e dos modelos e métodos de ensinoaprendizagem;

III - implementar os sistemas de avaliação da educação;

IV - atuar na gestão das infraestruturas de ensino e dos recursos educacionais;

V - atuar na gestão das redes de ensino;

VI - administrar os quadros, os sistemas de carreiras da educação e de avaliação do desempenho docente;

VII - assegurar o fornecimento do transporte e dos equipamentos de acessibilidade e mobilidade escolar aos estudantes;

VIII - gerenciar e fornecer diretrizes para as aquisições e contratos de suprimento de materiais e equipamentos de ensino e de apoio à aprendizagem;

IX - assegurar o fornecimento e a qualidade da alimentação escolar;

X - desempenhar outras atividades necessárias ao cumprimento de suas finalidades, bem como outras que lhe forem delegadas.